A Bagunça é Inimiga da Prosperidade

 
Ninguém está livre da desorganização.
A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.
De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores, com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.
 
 
Para evitar tudo isso fique atento à algumas regras para domar a bagunça:
 
a) Jogue fora o jornal de anteontem.
 
b) Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

c) Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
 
d) Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de e fique só com as roupas que realmente tem utilidade.
 
e) Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
 
f) Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doações. Após enchê-las, dê o destino apropriado.
 
g) Organize devagar, comece por gavetas e armários, e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes, se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia.
 
Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local.
O ambiente faz a pessoa e vice-versa.